Projeto Vidão #5 | Sempre haverá louça
Mudar hábito é uma segunda jornada da minha vida e a louça tá sempre na pia. Porque mesmo que eu organize, lave tudo, sempre acho mais alguma coisa.
Ao longo das semanas, comecei a perceber um aumento significativo do trabalho dentro de casa. O fato da mudança de hábitos me deixar mais ativa, também me obrigou a ir mais para cozinha. E aí mora algo que perco muito tempo hoje do meu dia: LAVANDO A PORRA DA LOUÇA.
Engraçado pensar que um processo manual possa demandar tanto tempo, mesmo eu sendo aquela pessoa neurótica em sujar o mínimo de louça possível, mas vou fazer o almoço, acabo com uma quantidade de tigelas, frigideiras, panelas e utensílios. Tem umas coisas que não saem do escorredor. Kkkkkkkk.
Mas pra quem não acompanha a montagem da minha cozinha lá no meu apê da Santa Cecília. Casa que morei só por 6 meses, mas quem frequentou sabe do quão gostosa ela era. Me mudei em agosto de 2020, a gente ainda tava higienizando saco de batata-palha e eu montando casa.
Uma das coisas que busquei nessa montagem era ter poucas e boas coisas. Troquei jogo de panela por poucas, mas que não ficariam no fundo do armário esperando pra ser usada uma vez na vida e outra na morte. A dinâmica na minha casa, na cozinha, é só ter o que eu uso.
Bem, essa bem que podia ter uma parceira com alguma loja pra mostrar pra vocês já com uma lista, mas eu vou dar o serviço com marcas mesmo assim. Vai que alguma me nota. Rs.
Mandolin Benriner:
Esse aqui, amigo. Não perde o fio, se você moscar fica sem os dedos, mas tu tem tudo fatiado fininho muito rápido. Esses pentinhos, na mudança só achei um, apanho pra usar, quando uso eles me machuco, então uso quase nunca. É caro, mas tem gente que tem isso há mais de 10 anos e tu pode comprar só as laminas.
Descascador:
Esse eu preciso de dica, por que tenho aquele mais safado com boleador e tá velho e uma bela bosta. Pode mandar foto do que você tiver.Frigideira antiaderente:
Comprei essa bicha aqui: Frigideira Tramontina Ferro E Inox Antiaderente Trento. Ela é sinistra, ela tá com dois arranhões que eu to puta pra caralha toda vez que olho pra eles. Único defeito, muito grande e pesada. Tem dias que é foda usar.Colher de Pau:
Ela é democrática demais, né?! A vigilância sanitária não gosta, eu gosto.Tábua de madeira:
Eu tenho uma tábua grandona, que fica sempre ao lado do fogão e tenho sempre umas tábuas menores para os cortes do dia-a-dia. A grandona comprei na Leroy Merlin e as pequenas são da Tramontina.Facas:
Invista numa única boa faca, mas invista. As minhas são da linha Century da Tramontina. Tenho só 4 delas + Chaira. Inclusive, to precisando aprender a afiar faca. Troco comida e bebida por aula disso aqui em casa.Tigelas e potes de inox:
Se eu pudesse tudo meu seria dessa merda. O troço que funciona é esse rolê do inox. Eu tenho um conjunto com tampa que meu sonho é que todos fossem assim. Perdi a tampa de um deles na minha última mudança. Ódio.Microplane:
Ralo queijo, alho e raspas de limão nele o tempo todo. Você acha de outras marcas que são bons também, o rolê é ser um tipo zester.
O resto que uso é louça, talher e deixo com vocês a maravilhosa Ida Feldman.
Dicas da Tia:
Hoje vem mais curtinho, porque já tem um baita serviço nessa news, vem só uma curadoria de memes:
Esse abaixo me fez pensar sobre como eu lidei com aplauso na minha época de balé. A verdade é que todo o sacrifício que passava pra receber esse reconhecimento não valia. E a verdade é que me comporto assim no trabalho também.
Esse post aqui, tocou num lugar importante essa semana que me perdoei muito fazendo o que pude pra manter os hábitos e não pirar. Inclusive, não to dando conta de todas as minhas demandas, peço desculpas a quem eu não respondi. Segurar a marimba do lado de cá não tá nada fácil.
Tô ainda processando todas as infos desse post, porque me vi muito em tudo isso. Pique de levar pra terapia isso aqui.
Mentira, tenho uma dica sim: assistam Drag Race Brasil! Eu fui inclusive numa Watch Party que foi maravilhosa. Obrigada, Duda Itajahy e Lucas Müller.
Finalizo com o carrossel da Rayane Leão que me fez chorar. Essa semana vai ser difícil, muito perto do 1 ano que me despedi da minha mãe. Essa foi uma fase dura do tratamento paliativo. Quando lembro fico pensando como dei conta.
Beijo tchau!
Liana! To adorando (e me inspirando, e me identificando) com o Projeto Vidão. Obrigada por tanto!
As dicas dos acessórios de cozinha são ótimas e, respondendo ao seu pedido, deixo a dica de descascador: comprei um universal da Victorinox que gostei muito. https://www.victorinoxstore.com.br/descascador-universal-lamina-micro-serrilhada/p